sábado, 7 de fevereiro de 2009

Histórico da Invasores Cia. Experimental

1ª Fase

1995 – estréia, no Teatro Municipal de Santos, com a peça Os Sinos Dobram por Elas

1996 - – estréia, no Teatro Arthur Azevedo em São Paulo, com a peça Os Sinos Dobram por Elas

1997 – apresentação da peça Uma Horta Encantada, em escolas do município de São Paulo e região. Trabalho de pesquisa do Centro Afro de Desenvolvimento Cultural e Social “Maria Thomazia de Jesus”, pela Única Produções.

2ª Fase

2000 – nascimento da Companhia de Teatro “Invasores Cia. Experimental”, objetivando a continuidade de projetos de pesquisa sobre a cultura negra, através da escrita e adaptação de textos para o teatro negro.

2000 – em setembro, apresentação de releitura da obra Os Lusíadas, de Luís de Camões, no Teatro Taib.

2000 – na Semana da Consciência Negra (novembro), apresentação da peça Os Espiões, conto de Ramatis Jacino, na Casa de Cultura da Freguesia do Ó.

2001-2003 – trabalhos em Fóruns, Seminários e Pesquisa Teatral. Um dos projetos lançados no período foi Carmem Tropical, releitura da obra Carmem, de George Bizet, com aprovação do Ministério da Cultura.

2004 – em 21 de abril, participação da Semana Acadêmica da PUC-SP, com dois ensaios abertos de Pedaços de Mim, na abertura do 1º Fórum Cultural Afro-Brasileiro.

2004 – em 27 de outubro, ensaio aberto de Pedaços de Mim, no CEU Aricanduva.

2005 – de 30 de maio a 01 de junho, participação no 1º Fórum de Performance Negra, em Salvador (BA).

2005 – em 29 de julho, participação da “XII Feira de Teatro do Centro Cultural Monte Azul”, com os espetáculos Uma Horta Encantada e Pedaços de Mim, releitura de Os Lusíadas.

2005 – em 09 de dezembro, leitura do texto História de Negros, de Carlos Burgos Acosta, da República Dominicana, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

2006 – de 11 a 14 de setembro, participação no 2º Fórum de Performance Negra, em Salvador (BA).

2006 – em 10 de novembro, organização, em parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro, do seminário “O Mercado de Trabalho para o Artista Negro no Brasil”.

2006 – dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, produção executiva da peça A Mulher do Chapéu, realizada no Teatro Sérgio Cardoso, sala Paschoal Carlos Magno, com apoio da Assessoria de Gênero e Etnia.

2008 – dias 05 e 17 de julho de 2008- produção da peça A Precursora das Idéias, na Arca, Ribeirão Pires e no Teatro Conchita de Moraes, mostra de teatro da ELT, em Santo André. Em 17 de outubro na Mostra de Artes da Anhembi Morumbi no Brás, em São Paulo.

Um comentário:

  1. Oi meu nome é Aparecido, estou me formando como Sociólogo na UFSCAR e faço parte do movimento negro daqui. Gostaria de obter mais informações sobre o trabalho de vcs.
    Meu email é almeidacido@gmail.com, por favor assim que puderem me passe algum contato de telefone.

    sem mais,
    muito obrigado.

    Asé

    ResponderExcluir