segunda-feira, 9 de março de 2009

OS SINOS DOBRAM POR ELAS

"OS SINOS DOBRAM POR ELAS "

" Este Espetáculo surgiu de uma pesquisa com de 500 mulheres, no início da decada de 90 e com o exerxício de experimentos com diversos artistas do teatro, da dança, da musica e das artes visuais. Em 1994 realizamos o lançamento do Centro de Dramaturgia e Pesquisa Sobre a Cultura Negra, na Biblioteca Monteiro Lobato, com a leitura dramática do processo de trabalho que resultou no texto Essas Mulheres, título de inicial, e no ano de 1995 apreentanmos o espetáculo com o título definitivo "OS SINOS DOBRAM POR ELAS", no teatro municipal de Santos, Esporte Clube Guapira e em 1996 no Esporte Clube Banespa e Teatro Artur Azevedo. Este espetáculo fez parte das comemorações dos 300 anos do lider negro Zumbi dos Palmares .

Texto de Dirce Thomaz dos Santos

Dramaturgista Dario Uzan

(Tragicomédia)

Espetáculo

O elemento principal na composiçao do espetáculo “Os Sinos Dobram Por Elas” é o drama humano, enfocando o universo feminino. O sagrado e o profano são elementos fundamentais nesse espetáculo, que mostra numa trama envolvente a magia de um povo ancestral, que apresenta uma simbologia forte e marcante, na qual predominam a dança e o realismo fantástico. Neste contexto são apreentados a grande mãe do mundo e seu sequito de guerreira simbolizando as iabás. Adão e Eva e seus filhos representam o início da suposta paz que reina no tão sonhado paraiso. São abordados também a violência na Antiguidade, os milagres na era Cristã, as crueldades na idade média. Na segunda parte do espetáculo, a violência sai do sonho e entra no cotidiano da personagem principal, Maria Izabel, que tem a filha caçula violentada e morta.

2 comentários:

  1. Esse blog me salvou! Precisei de alguns elementos e encontrei aqui, porém não tenho mas a senha e não consigo fazer nada aqui.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dirce Thomaz , tudo bom? Lembra de mim , na Pça da Republica na Virada ? Tenho tentado falar com vc e nada daí tive a idéia de te achar por aqui! SOrte ,

    ResponderExcluir