sábado, 7 de março de 2009

Pedaços de Mim

 

Espetáculo

Baseado na obra "Os Lusíadas", de Luís de Camões, esta releitura tem como finalidade, mostrar uma poética diferenciada e abrir novas perspectivas de trabalho aos atores afrodescendentes.

Um narrador observador é introduzido na obra, faz uma análise crítica sobre o processo da colonização no mundo e da portuguesa no Brasil. Citando fatos do período infernal da escravidão impetrada pelos europeus aos povos negros africanos. Analisa pontos contraditórios, que até hoje interfere na diáspora negra.

Espetáculo mostra o interesse e a preocupação do afrosdescentente no aprimoramento na língua portuguesa, imposta pelo colonizador, ao povo negro espoliado nas colônias portuguesas.

E busca também uma nova forma para inovar, por meio de uma montagem épica, a releitura de uma obra que ultrapassou o seu tempo.

A peça mostra Inês de Castro simples, uma mulher comum no seu cotidiano pronta para o enfrentamento e decidida em sua ação. E, o velho de Restelo surge como um vidente, um sábio morador de rua da era moderna. Um coro se revesa como corifeu, ora fazendo papel de defesa e ora de acusação.

Camões vem ao palco apresentando poemas importantes de sua obra, trás consigo um séqüito feminino, simbolizando as ninfas do rio mondego e representam também o inconsciente do autor. Elas repetem os poemas recitado por Camões, fazendo ecoar ao longe. As ninfas choram as perdas sofridas pelas invasões e navegações portuguesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário